São Francisco em Meditação (1606) de Caravaggio |
“No tempo da abundância, lembra-te do tempo da fome, no dia da riqueza, lembra-te da indigência e da miséria.”
Não reze para que seu sofrimento fique mais fácil, reze para que ele tenha sentido! A oração não é uma barganha, é uma relação, é um encontro entre duas pessoas que se conhecem e se amam e a Graça, muito mais do que um favor dado por Deus, é uma participação em Sua vida, é Ele mesmo dado a nós gratuitamente.
Não podemos nos iludir pensando que Deus providenciará uma solução mágica para essa pandemia. Não podemos tentar a Deus pensando que ele é obrigado a nos proteger se dizemos que temos fé nele. Não podemos dizer que tudo isso é castigo de Deus, que os homens são maus e que Deus nos está punindo. Não! Mas podemos fazer uma leitura sadia de tudo isso, podemos “entrar em nós mesmos” enquanto nos recolhemos mais do que em tempos “normais”. Esse vírus tem nos recordado o óbvio tantas vezes esquecido: nossa vida é frágil e curta, ninguém pode prologar a própria vida à força de preocupar-se com isso e o momento da morte é imprevisível!
Você pode pedir a Deus que não deixe você pegar essa doença e pode ser que Ele o faça. Pode ser também que você ou eu sejamos soberbos e a doença nos ensine a humildade. Deus pode interferir e impedir a doença e pode permiti-la, pode deixar a natureza seguir seu curso e eventualmente sermos infectados, ou não. E quem saberá dizer o que se passou? Um olhar de fé, no entanto, descobrirá sempre a mão oculta de Deus que sabe sempre tirar dos males um bem que jamais poderíamos imaginar! Em todo caso, podemos nos tornar pessoas melhores, mais atentos às necessidades dos outros porque conscientes das nossas, mais solidários, mais presentes na vida. No fim, a graça de Deus nos acompanha e em tudo teremos sido conduzidos por Sua Providência, porque “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Rm 8, 28).
Se soubéssemos que morreríamos amanhã, como viveríamos até lá? Não reze para que sua vida fique mais fácil, reze para que ela tenha sentido!