quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fraquezas

Como é possível que sobrevivam ainda em mim vontades que tanto contrastam entre si? Como é possível que eu ainda aja segundo meus próprios impulsos e não pela graça de Nosso Senhor? Não posso compreender minha fraqueza, posso somente aceitá-la. Mas como querer submeter-me à minha fraqueza quando o Senhor me oferece Sua própria força para que eu permaneça de pé? Como posso ainda preferir minha debilidade diante da graça de meu Jesus?

É grande minha infidelidade, maior minha vaidade, e ainda maior meu orgulho, que a todo tempo deseja gloriar-se de uma sabedoria que não possui. Como posso seguir ao Senhor nas grandes coisas e ser-lhe infiel nas mais ínfimas tentações? Poderia ter fugido, mas minha fraqueza foi maior que o medo e, por fim, fui ferido de morte. Poderia ter rezado! Quisera uma dor lancinante me tivesse atingido naquela fatídica hora! O sofrimento certamente poderia ter-me salvado! Sou agora alvo de zombaria e escárnio, minha própria carne agora me despreza e envergonho-me diante dos que foram vítimas de minha traição.

Depois das quedas costumo procurar motivações para levantar-me, mas quais são elas senão aquelas que primeiro me fizeram colocar-me de pé diante do Senhor? Porque ainda preciso que me seja reavivada a memória delas, porque ainda traio o Senhor, porque não temo perdê-Lo para sempre? Como pude trair meu Jesus com um beijo, amá-Lo somente com palavras e obras que os homens veem, mas que Ele mesmo não conhece?

Prostro-me agora aos Vossos pés, amado Senhor. Venho suplicar-Vos misericórdia, porque sei que ela é eterna, e infinita é Vossa paciência. Tende compaixão deste Vosso servo inútil que agora chora aos Vossos pés a pedir-Vos perdão. Não posso levantar-me sem que me perdoeis, não posso ser fiel à Vossa palavra sem uma ordem Vossa, sem que Vós mesmo me levanteis, não com uma motivação, mas com Vossa mão a re-erguer-me e sustentar-me. Prometo-Vos agora, Senhor, com Vossa graça e auxílio, ser-Vos fiel em todas as coisas, das pequenas às grandes, no segredo e entre os homens, na solidão e em meio à multidão, no silêncio e em meio ao ruído do mundo. Ajudai-me, por misericórdia! Assim seja.