terça-feira, 3 de março de 2015

Sede perfeitos

"Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5, 48). Talvez pareça exigência alta demais, mas é justo que seja exigido do cristão o que é próprio de seu mestre. Mas em quê consiste tal exigência, o que significa ser perfeito? É evidente que não é tornar-se indefectível, nossa natureza é essencialmente incompleta, imperfeita, em vias de aperfeiçoamento. Só Deus é perfeito. É bem outra, portanto, a perfeição que de nós é exigida. Dá-nos uma pista a conjunção que antecede o imperativo: portanto. A perfeição exigida de nós é o amor incondicional: Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Portanto, amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu. (Mt 5, 46a. 47a. 44b-45a).

Parece-te ainda alta a exigência? "Lembra-te de que tu és meu servo; eu te criei, és meu servo, Israel, não me decepciones. Desmanchei como uma nuvem teus pecados, como a névoa desfiz tuas culpas; volta para mim, porque te resgatei!" (Is 44, 21-22). Ora, se aos que se dizem discípulos de Cristo se exigisse menos do que se reconhece em seu Mestre, seriam eles autênticos? "Nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus." (2Cor 6, 1-4)

Fosse a vida do cristão em alguma medida mais leve que a vida de Cristo, isso seria certamente um escândalo. E já o é, pois que muitos parecem empenhar-se em fazer o Evangelho desacreditado. É graça de Deus a perfeição, por isso ela pode e deve ser exigida de todo batizado. E não é exigência alta demais. Lembra-te, desmanchei como uma nuvem teus pecados, diz o Senhor. Não recebamos em vão a graça de Deus! Deus deu-nos a capacidade, o que nos falta ainda?