sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Esta noite

Como é costume na celebração da Páscoa judaica, hoje também quero fazer a pergunta: "Por que esta noite é diferente das outras noites?"

Longe de querer comparar a troca do calendário à celebração da Páscoa, quero apenas propor uma simples reflexão. De que nos serve a celebração deste dia, do novo ano que chega deixando para trás alegrias que recordamos com saudade e as tristezas que queremos esquecer? Confesso que nunca encontrei uma justificativa plausível para toda a alegria que parece ser própria do dia 31 de Dezembro. O único sentido que encontro para essa festa está na origem do nosso calendário, que refere o ano zero ao nascimento de Cristo. Mesmo que a data não seja tão precisa quanto a maioria de nós acredita, pensar que há 2011 anos o Salvador nos veio, como celebramos há poucos dias atrás, deveria levar-nos a um comprometimento maior com a fé que professamos, um impulso para trabalharmos a nossa salvação com temor e tremor (cf. Fil 2, 12). De fato, "já é hora de despertardes do sono. Agora, a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite está quase passando, o dia vem chegando: abandonemos as obras das trevas e vistamos as armas da luz." (Rm 13, 11-12)

"Por que esta noite é diferente das outras noites?" Porque a mudança de vida que esta data nos sugere nos aponta para a esperança que nos tem sustentado até aqui: importa vivermos bem para alcançarmos a felicidade que não tem fim.