quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Vendem-se verdades

Verdades não podem adaptar-se aos ouvidos dos destinatários. Boatos ou não, pensar nessa possibilidade me assusta. Não consigo conceber como alguém pode ser egoísta a tal ponto que ignore completamente o direito do outro de conhecer verdades que o são de fato. Aproximam-se dos outros e a cada um relatam os fatos sob uma máscara diferente, mais aceitável, mais desejável para o ouvinte. Vendem as verdades que conhecem por um valor desprezível, pela satisfação egoísta de ver o outro sorrir, de ser cuidado pelo outro quando fala com lágrimas nos olhos o que a outro falou com gozo e satisfação. Prostituição estranha essa. Tenho a nítida impressão (e a cada dia que passa me vejo forçado a crer que não é mera impressão) que as tramas das novelas estão moldando a maneira de agir e pensar de nosso povo e tornaram-se seus vícios, mascarados pela sua "liberdade de expressão".

Às vezes penso, talvez num excesso de misericórdia, que as pessoas não agem assim por maldade, mas por má educação e por uma grande necessidade de se esconderem da própria baixa autoestima. Por outro lado, penso naquelas que agem assim e se declaram cristãs. Esquecem-se de toda a lei de Deus, não o amam acima de todas as coisas, mas a si mesmos acima de todas as coisas. Tomam Seu Santo Nome em vão, dizendo Senhor, Senhor, sem ter parte no reino de Deus, que é verdade e justiça. Não santificam os domingos e festas de guarda, ainda que nesses dias participem das celebrações comunitárias, por que deixam de lado a vida em comunidade, o amor ao próximo. Não honram seus pais, praticando valores que não são, absolutamente, motivo de honra. Matam o outro, ferindo-o ocultamente com mentiras a que chamam verdades. Pecam contra a castidade, contra a integridade moral, sua e dos outros, ferindo a dignidade de todos. Levantam falsos testemunhos, e isto por excelência. Cobiçam, por fim, as coisas alheias, num desejo incontido de satisfazer as necessidades criadas por suas próprias frustrações. E ainda se dizem cristãos...

Não falo essas coisas com a pretensão de parecer perfeito na prática dos ensinamentos do Senhor. É sempre mais fácil acusar o outro de arrogância do que admitir os erros de que ele nos acusa.