quarta-feira, 25 de abril de 2018

Ação de Graças

Hoje dou graças a Deus pela primeira vez que vi a luz, pelas lágrimas que por primeiro molharam meu rosto, pelo ar que naquele dia me “feria”, naquela festa de São Marcos Evangelista do ano do Senhor de 1986. Dou graças por aquele dia e por toda a história que se seguiu, história que me fez quem sou.

Quero que minha ação de graças, porém, não seja simples gratidão, mas dom, sacrifício, silêncio, eucaristia. A cada ano, no momento da celebração do Santo Sacrifício neste dia de São Marcos, sinto Deus me pedindo o mesmo que pediu àquele santo, a mesma humildade, a mesma simplicidade de coração, a mesma consciência das próprias fraquezas e o consequente abandono à Divina Providência que ele soube cultivar e acolher como dom de Deus.

“Deixa-te Paulo, e a Paulo segues,
vais imitando a sua lida;
perfeita é cópia que consegues,
dando por Cristo a própria vida”

Não pude conter as lágrimas quando rezava esses versos com a Igreja hoje, louvando a longanimidade de Marcos em sua decisão de dar a vida por Cristo. É o que celebro hoje, minha ação de graças pela vocação que recebi do Senhor, pela resposta que até hoje tenho sido capaz de dar-lhe e pelo desejo, embora frágil, de corresponder à altura de tão grande dádiva. Celebro meu natal com desejos de páscoa, renovando meu compromisso de seguir meu Mestre aonde Ele for, aonde Ele me enviar, e meu desejo, que é também uma prece de pedido de socorro, de ser capaz de oferecer-lhe tudo, tempo, suor, lágrimas, sangue e o que mais for preciso para amá-lo por toda eternidade.

São Marcos, rogai por nós!