terça-feira, 25 de outubro de 2011

Assunção de Maria

Pai Santo, Deus bondoso e fiel, a Vós sobem nossas preces e ações de graças, sacrifícios e oferendas, a Vós se voltam nossos olhos e corações, nossas mãos, nossos desejos e necessidades. Assim Vos glorificamos, Pai amado, pela nossa fé em Vossa onipotência e sempre fiel misericórdia, louvamo-Vos em Vossa majestade quando reconhecemos que podeis dar-nos aquilo que pedimos e que nos é impossível conseguir por nossos esforços. Confiamos em Vós, porque de Vós nos vem tudo que temos, também as forças pelas quais alcançamos por nossos esforços uma parte do que temos. Dais-nos sempre o pão e o sustento cada dia, e porque Sois fiel a Vós mesmo, nunca deixais de amparar a criatura que é fruto de Vosso amor, mesmo se ela foge de Vosso cuidado. Perdoai-nos, Pai, sempre e em cada instante de queda, na mesma medida em que fazemos o mesmo seguindo o exemplo e ensinamento de Vosso Filho. Guardai-nos assim, Pai, sob a Vossa proteção, até a Vida Eterna. Amém.

Ave Maria, mãe nova de todo vivente, és verdadeiramente cheia de graça. Verdadeiramente gozas da plenitude do favor de Deus e por Ele és elevada ao Céu em corpo e alma. És infinitamente agraciada, Maria, escolhida dentre todas as mulheres da terra, nascidas e que hão de nascer, para receberes em teu seio o próprio Deus Salvador. Por isso, de todo pecado foste pelo Pai preservada e guardada pura, sem mancha alguma no corpo e no espírito, e agora és glorificada no mais alto dos Céus pelo teu diletíssimo Filho, o Filho de Deus. Vejo em ti cumprir-se, desde tua Imaculada Conceição até o fim de tua missão na terra, os efeitos gloriosos da missão do Salvador, Sua paixão, morte e ressurreição. Da Encarnação és o primeiro fruto, Maria, tu que és a flor que nos trouxe o mais belo fruto da natureza humana, Jesus Cristo, o Senhor. Porque o Verbo devia fazer-se carne, foi tua carne preservada de todo mal, para que de tua carne desses um corpo a Jesus, um corpo que Ele recebeu do Pai para fazer Sua eterna Vontade, e assim Ele a cumpriu até o fim, realizando também em ti tudo aquilo que a natureza humana recebeu por meio da obra que Ele veio realizar. O Cristo, primogênito dentre os mortos, levou atrás de si a primeira dos mortais, a mais pura de toda criatura, a ti, Maria, estrela do mar, lírio de perfeita castidade, estandarte da beleza do Céu, porta do Paraíso, escrava santíssima do Rei Sempiterno, Filha de Sião bendita, mulher vestida de Sol, aurora da Salvação, virgem, mãe e esposa castíssima e puríssima. Como não mereceria o Céu uma tal criatura, alguém que fora agraciada desde que fora criada com os mais altos benefícios de Deus? De fato, Deus queria, Deus podia, Deus fez em ti maravilhas e Santo é o Seu nome. De todos nós és tu a primeira, Virgem Santa, a seguir Jesus em todo Seu caminho, na discrição e no silêncio, no sofrimento e na Paixão, no silêncio e na ressurreição e agora na Ascensão, tu, que agora és levada por Deus ao Céu de onde descera por meio de ti o Cordeiro de Deus.

Roga, então, por nós, Maria, a fim de que sejamos dignos das promessas feitas por Teu Filho àqueles que n'Ele acreditassem. Por teu testemunho cremos e por tua prece e auxílio permaneceremos fiéis à Palavra de Cristo, auxiliados, como Tu, pela graça do Espírito que nos cobrirá com Sua sombra e fará crescer em nós, enquanto imitamos teu exemplo, os sentimentos de Teu Filho, Jesus Cristo e Senhor Nosso, que com o Pai e o mesmo Espírito vive e reina para sempre.

Ao Deus trino e verdadeiro, unidade Eterna e Santa, Pai, Filho e Santo Espírito, seja a Glória, o Poder, o Louvor e a Majestade por todos os séculos dos séculos. Amém.