segunda-feira, 11 de setembro de 2006

És minha vida, Senhor!

Com muita alegria volto a escrever aqui, depois de muitas dificuldades e sofrimentos que me fizeram perder um pouco da vontade de falar e me fizeram silenciar mais. Todas as dores que experimentei nas últimas semanas serviram para me dispor a ser educado por Deus pelas pelas coisas que me acontecem. Deus me ensinou muito no meio de tantos sofrimentos, me "emprestando os seus olhos para que eu contemplasse minhas dores como Ele as contempla". Pode parecer estranho pensar assim, mas é como Santo Agostinho diz em suas confissões: só podemos contemplar a criação e considerá-la boa se for Deus quem as contempla através de nós.

Há poucos dias atrás tive a "infelicidade" de ser assaltado. Num primeiro momento fiquei com raiva pelo prejuízo material que eu tive, mas o fato me fez enxergar melhor a minha vida e me ajudou a perceber falhas que pensava já ter superado. Talvez você me pergunte porque eu escrevi infelicidade entre aspas;o motivo é bastante simples: Deus é a única felicidade! Não percebi isso de imediato, mas só depois de ouvir Jesus dizer aos meus ouvidos por várias vezes: "Tomai e comei, isto é o meu corpo que é dado por vós. Tomai e bebei, isto é o cálice do meu sangue, derramado por vós e por todos para a remissão dos pecados". Ao ouvir essas palavras tão cheias de amor, como não me decidir por Ele e considerar como perda tudo o que possuo nesta terra para me apegar somente a Ele (cf. Fl 3, 8)? Só assim posso experimentar aquilo que São Padre Pio dizia: "Que a união da tua alma com Jesus Eucarístico seja a luz que dissipa as trevas, a força que te sustente e a única felicidade do teu coração".

Graças te dou, Pai todo poderoso, porque me livraste das mãos dos meus inimigos e não deixaste que fizessem mal ao teu servo. Graças te dou, Senhor Deus do universo, porque me deste o que eu não merecia, e daquilo que eu merecia nada me deste.

Se não posso te dar tudo que mereces, te darei tudo o que posso, para que assim completes em mim a tua obra, para que eu seja semelhante a Ti, meu Pai, a partir da imagem Tua que sou. Que eu seja feito, Senhor, à vossa semelhança, pelo Teu poder criador.

Três coisas te peço, Senhor, três coisas desejo: que se faça em mim a luz, que eu seja feito semelhante a ti, como deveria ser desde o início, e que, ao final de meus dias de trabalho e cansaço nesta vida mortal, eu encontre o descanso em Ti, meu Deus, minha vida.