terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ressuscitou

Pai Santo, Deus fiel e onipotente, rogamo-vos que nos deixeis nesta hora descansar de nossos trabalhos e nossas ocupações neste lugar que agora é feito Vosso colo, lugar de repouso e segurança para Vossos filhos e filhas que aflitos esperam Vossa constante companhia no Céu. Enquanto caminhamos ainda na esperança, Pai Santo, socorrei-nos com Vossos Dons e sustentai-nos com o que nos é necessário, o alimento que nos permitis produzir e a graça que gratuitamente nos dais, preservando-nos de todo excesso, a fim de que não nos sobre o que falta àqueles nossos irmãos mais necessitados do que nós, para que, juntos na carência e na saciedade neste mundo, gozemos eternamente também juntos de Vossa Glória. Amém.

Ave Maria Virgem, Vossos castos olhos, benditos olhos que tantas vezes fitaram os olhos do Salvador, voltai-os nesta hora para nós, teus filhos menores e frágeis, que agora nos acolhemos debaixo de tua proteção e recolhemos em tuas mãos as lágrimas de nossas dores. Tu, que tantas vezes viste o pequeno Jesus, teu filhinho, tão perto de ti que já antes que na carne fosse concebido já o tinhas no coração, tu o vês agora a um só tempo longe e perto, o Cristo outrora recolhido em teus braços, sepultado e apartado de teus cuidados. Tu, que naquele primeiro dia do novo princípio, viste em teus braços o próprio princípio pequenino, não és a primeira a vê-Lo ressurgir da morte, mas certamente a luz que deixou desfalecidos à porta do sepulcro os guardas romanos, já nas primeiras horas da primeira Páscoa do novo tempo alcançava teu coração transpassado por aquela espada de dor e lágrimas. Pela fresta desta porta do Paraíso, aberta pelo sofrimento de teu filho, vê-se agora a glória daquele que por ti nos veio. Não somente o Cristo ressurgiu das trevas, mas também a mãe que por primeiro mostrou-Lhe a luz da vida terrena. Renasce o Cristo e n’Ele a primeira por Ele redimida, a descendência da mulher esmaga, enfim, a cabeça da serpente e à mulher cura o calcanhar, restaurando-lhe o coração e por ela a toda criação. Unidos ao Cristo agora vivo, vivemos também nós vendo vencida já aos nossos pés como aos de Cristo a serpente que outrora de morte nos feriu, e vivemos pela graça de nosso Deus, que presos na morte não nos quis e veio Ele mesmo salvar-nos daquela morte que sem Ele merecemos.

Assim seguros pela mão pela mulher obediente que preparou a salvação, vendo cumprido o que seu sim prenunciou, felizes cantamos seu nome bendito entre todos os outros e que a todos os outros une ao de Cristo, único nome que nos traz salvação. E porque tão intimamente associada ao mistério, por tua intercessão certamente poderemos alcançar semelhante mérito e unir-nos totalmente ao corpo de Cristo, na Igreja de que és o mais perfeito ícone, escrito pelo próprio Criador. Assim roga por nós, Mãe Maria, linda Maria, simples e singela Maria, tão boa mãe por Cristo doada aos seus pobres amados, com Ele teus filhos, mulher que de Eva desfez o mal dizendo sim à nova criação.

À morte leva-nos todos felizes em teu Imaculado Coração. Enquanto restar-nos fôlego, não deixes calar nossa prece, mas quando for grande o cansaço e nossas poucas forças faltarem, socorre-nos com tua fortaleza constante e tua prece incessante, incomparável mãe de pobres tão afortunados, agraciados por Cristo com o dom de tua graciosa maternidade. Amém.

Por tudo e em tudo glorificado seja o Pai, o Filho e o Espírito Santo, como no princípio seja agora, nosso tempo e toda a eternidade. Amém.