segunda-feira, 24 de julho de 2006

Senhor, se queres, podes limpar-me

De onde vem tanta dificuldade em fazer as coisas verdadeiramente úteis e tanto empenho e solicitude nas coisas mais cômodas e mais agradáveis. Para quê satisfazer minhas paixões, se delas não tiro proveito algum? Por que amo tanto as coisas temporais e tenho tanta dificuldade em amar as coisas eternas? Como mudar isso meu Deus?

Meu Deus e minha vida, extirpai da alma de teu servo esse mal e levai-me por teus caminhos. Poderia, por acaso, justificar meu pecado dizendo que sou fraco? Minha fraqueza não justifica meu pecado, porque tendo sido apresentadas as armas para vencê-lo, as recusei abertamente. Que posso fazer então, Deus meu, misericórdia minha, senão sofrer na amargura de minha alma todo o mal que fiz contra mim mesmo? Como pude recusar as armas que me garantiam a vitória? Tantas vezes ouvi Tua voz a dizer-me: "Empregai as armas que vos deixo para a vossa defesa, e vencereis certamente" (1), mas não dei ouvidos ao que dizias, mesmo sabendo que era verdade. Preferi minha força, e nela confiei. Sabia que seria derrotado, mas preferi perder sozinho a vencer Contigo. Que grande loucura! Como pude confiar em mim mesmo? Como pude desejar o mal sabendo que era mal? Preferi satisfazer minha vontade pervertida e praticar o mal diante de Teus olhos. Não permitais que eu te rejeite outra vez, meu Senhor. "Não deixeis o meu coração inclinar-se ao mal, para impiamente cometer alguma ação criminosa. Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio" (2).

Mas a Tua Misericórdia me salvou e a tua mão me resgatou. Eis que me levanto do buraco onde estava, e sujo me aproximo de Ti. Não olheis minha indignidade, mas tente pena de mim. "Já não sou digno de ser chamado Teu filho" (3). Eis que arrependido volto a Ti e confesso as minhas faltas. "Senhor, se queres, podes limpar-me." (4) E a isso me respondes: "Eu quero;sê purificado!" (5) Dá-me, Senhor, o Pão da Vida que desceu do Céu, para que eu não pereça, mas tenha a Vida Eterna (6).

"Céus, regozijai-vos, pois o Senhor agiu: Ressoai de alegria, profundezas da terra! Explodi de alegria, ó montanhas! E tu também, floresta, com todas as tuas árvores, porque o Senhor resgatou Jacó, e manifestou sua glória em Israel." (7)


(1) LIGÓRIO, Afonso de. Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo
(2) Sl 140, 4a;Sl 15, 1
(3) Lc 15, 21b
(4) Lc 5, 12c
(5) Lc 15, 13b
(6) cf. Jo 6, 58;Jo 3, 16
(7) Is 44, 23