terça-feira, 16 de agosto de 2011

Transfiguração

Pai Santo, criador nosso, misericordioso companheiro e zelador de nossas pobres almas, confortai-nos com Vossa adorável presença e salutar conselho em nossas indecisões. Sede-nos propício em nossas necessidades e favorecei-nos com os dons de Vossa piedade, sobretudo a mansidão e a fortaleza que somente alcançam aqueles que a Vós se confiam. Restaurai-nos segundo a imagem de Vosso diletíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, para que se veja em nós Vossa imagem e sejamos homens e mulheres segundo a Vossa semelhança. Assim serás em nós glorificado agora e para sempre, como no princípio.

Ave Santíssima, puríssimo sacrário e guarda do mais precioso tesouro do universo, em ti quis o Verbo do Pai habitar e velar Sua glória sob a tua humanidade. Escondeu-se no lar de Belém e deixou-se cuidar por ti Aquele que sustenta todas as coisas, e tu, pobre e simples, foste o mais excelente dos vasos de barro, o único que mereceu trazer em si o mais rico e o mais humilde de todos os tesouros da terra e do céu. Por isso convinha que fosses pobre e simples, e o foste do modo mais perfeito possível. Mereceste isso por nós e aceitando o divino apelo deixaste que por ti se fizesse carne aquele que mais tarde se faria nosso alimento. Da tua excelência, ó Vaso espiritual, Vaso honorífico, Vaso insigne de devoção, imitamos o exemplo os que fomos feitos filhos teus e podemos trazer em nós também, pela Sagrada Comunhão, o Verbo feito carne.

No tabor quis Pedro fazer tendas para ficar ali com Jesus, Moisés e Elias, enquanto tu tiveste a graça de morar com Ele antes que o mundo o conhecesse, de saber-se agraciada com a vinda do tão esperado Salvador e conviver com aquele segredo, de glórias tão cheio e ao mesmo tempo vazio de todas elas, o Criador feito criatura para alcançar a criatura ferida para que para sempre não se perdesse. Preservada tu foste de todo pecado para mereceres receber dom tão Sagrado e naquele princípio foste tu a glória que anos mais tarde Pedro, Tiago e João veriam naquele monte.

Feliz és tu, Maria, pelas glórias que te deu Jesus, e porque Dele és tão íntima, pede por nós como quer Seu divino coração e alcança-nos a salvação no fim de tudo. Se a ti amamos somos felizes assim, podemos invocar-te na morte e ter segura a vida sem fim, no céu, amém.

Sejam por tudo isso dadas sempre glórias ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, amém.