sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Passos

Hoje senti o mal muito perto, ouvia sua respiração ofegante, meio rouca, atrás de mim e o ruído de seus passos lentos e suaves, quase silenciosos. Com ruídos repentinos que produzia, sem que eu soubesse como, ele tentava me distrair e fazer-me desviar do caminho inicialmente escolhido. Confesso que algumas vezes meu coração se sentiu atraído pela furtiva tranqüilidade que inspiravam aqueles passos lentos e suaves, quase silenciosos.

Mas não cedi. Algumas vezes, subitamente atraído pelas distrações repentinas que me causavam aqueles curtos ruídos que o mal produzia, esquecia-me por alguns instantes que alguém caminhava comigo, e por pouco não voltei meu rosto para trás a fim de ver o rosto daqueles pés de passos lentos e suaves, quase silenciosos.

Havia uma forte luz à minha frente, na qual não podia fitar os olhos por muito tempo, ela me cegava; precisava piscar os olhos às avessas para conferir a direção em que andava, enquanto ouvia a voz daquele que me acompanhava num esforço contínuo para prestar atenção ao que Ele dizia e não me distrair com a respiração ofegante, meio rouca que me seguia, que sugeria que eu seguisse depois, que eu fizesse uma pausa para recuperar as forças; mero pretexto para me fazer tropeçar tão logo ouvisse sua voz e me esquecesse da voz daquele que me acompanhava. Queria ele que meus passos fossem como os dele, sem direção certa, lentos e suaves, quase silenciosos.

Percebi, então, que os passos daquele que me acompanhava não produziam ruído, e que os meus eram igualmente silenciosos enquanto, no mesmo ritmo, acompanhavam seus passos. Notei que os passos do mal eram ruidosos porque eram mancos, e, sempre que eu me distraía, meus passos produziam um ruído semelhante, e se tornavam igualmente lentos e suaves, quase silenciosos.

Aquele que me acompanhava, e acompanha, é bom, Ele não produz ruído que possa distrair-me e fazer-me esquecer de sua voz, que é o único som que produz. Este que me acompanha me fala ao ouvido com voz mansa e Sua bondade expressa em palavras e no calor de sua mão segurando a minha supera infinitamente o passageiro contentamento que sentiria na distração que o mal ainda me oferece. Escolhi manter o ritmo, a mesma direção, e, por mais que me incomodem esta respiração ofegante, meio rouca, e o som destes passos lentos e suaves, quase silenciosos, escolho acompanhar esses outros passos lentos e suaves, sempre silenciosos.