sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sacrifícios

Que sacrifícios nós somos capazes de fazer por Deus? Quanto vale para nós a Vida Eterna? A essas perguntas nem sempre somos capazes de responder e, quando somos, muitas vezes trazemos apenas mais uma frase que decoramos e que gostamos de repetir para ostentar uma falsa virtude.

Respondamos sinceramente: que sacrifícios nós somos capazes de fazer por Deus? Muitas vezes suportamos sofrimentos maiores para podermos ir a um "lugar que nos agrada" do que para irmos à Santa Missa ou ao grupo de oração. E os suportamos voluntariamente, porque ficar em casa nos pouparia de todo aquele sofrimento. Escolhemos sofrer para nos divertir, mas não para rezar.

Um exemplo simples nos ajudará a entender. 'Quando estou com dor de cabeça não posso ir à Missa, mas a uma festa sim. Afinal, quando estou doente não consigo me concentrar e não vou participar dignamente do Santo Sacrifício. Em uma festa, em quê pode atrapalhar uma simples dor de cabeça?' É um exemplo banal, mas creio que todos entendem o que quero dizer.

Além disso, quando falo de escolhas feitas em detrimento do mal de que padecemos eu me refiro também ao necessário cuidado que devemos ter com nosso corpo. Nenhuma situação legitima a negligência ou a displicência nesse cuidado, porque "o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado" (Mc 2, 27), as festas foram feitas para o homem e não o homem para as festas. Examinemos, pois, nossa consciência. Quais são os nossos verdadeiros valores? Onde esperamos encontrar a felicidade?

"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?" (1Cor 6, 19)