segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Méritos

Jesus: Se quiseres amar-me, deves ser humilde em todas as coisas. Deves não só ser humilde, mas preferir a humilhação aos elogios, se quiseres amar-me. Diante de mim nenhuma virtude é mérito. Enquanto te gloriares de tuas virtudes, não me amarás, porque verás na virtude o princípio do amor. É preciso que te humilhes, assim virei a ti e, então, a partir de mim, tu me amarás. É o amor o príncípio de toda virtude. 

Alma: Verdade é o que dizeis, Senhor, e feliz aquele que o põe em prática. É verdade também que ninguém pode chegar a esse estado sem o Vosso auxílio. Muito me aflijo quando vejo meus defeitos e vícios, e sei que pouco Vos tenho amado, porque muito me angustia este estado de humilhação em que me encontro hoje. Precioso é esse Vosso ensinamento, e feliz seria eu se o pusesse em prática, mas ainda sou fraco, e por isso o mais infeliz dos homens.

Jesus: Não deves logo desesperar-te quando vês que estás demasiado distante da meta, mas animar-te, porque ainda há tempo para caminhar. Fez-te bem seres humilhado, para que aprendesses a obedecer meus mandamentos (cf. Sl 118, 71), e não te gloriasses daquilo que faço por ti como se fosse retribuição pelos teus méritos. Tua fragilidade tornou-se, pois, tua virtude, porque por ela me recebeste hoje em tua casa.