Voz do Mestre:
O que é a vida? Responda-me sinceramente. Não vejo em tuas mãos a vida que dizes possuir, da qual falas e ris tantas vezes a cada dia, por parecer-te melhor que a vida dos outros, apenas porque não dependes de favores e esmolas. Acautela-te contra ti mesmo e desperta para a vida, não esperes que a morte revele aos teus olhos o que é a vida, quando já não a tiveres em tuas mãos.
Se continuares assim, me dirás naquele dia: "Senhor, amei-Te sobre todas as coisas!" E Eu te responderei: "Mas não amaste a teu próximo como a ti mesmo. Na verdade, tua sede de riqueza fez de ti mesmo teu deus, ainda que não o quisesses admitir. A esse deus, sim, amaste sobre todas as coisas. Que todos se curvassem diante de ti era teu desejo, que reconhecessem teus méritos e louvassem tua superioridade diante de todos."
"Se queres ser perfeito, vende teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu" (Mt 19, 21). És capaz de fazer isso, ou essa possibilidade ainda te parece pesada demais? Desprezas ainda os que isso fizeram porque a coragem deles zomba de tua covardia. Queres mesmo ser perfeito? Não te peço que te tornes pobre e miserável, mas que teu coração o seja, de tal modo que não te perturbe a possibilidade de abandonar ou de doar alguns de teus bens por causa de meu Reino. Desperta agora, enquanto ainda há tempo e remédio.