segunda-feira, 6 de julho de 2009

Panos sujos

Estávamos eu e uma de minhas irmãs aguardando que se iniciasse o atendimento de confissões quando fomos informados de que o único padre que estava presente presidiria a missa naquele dia e que por isso não haveria atendimento. Sentamo-nos ao fundo da Igreja, com um certo pesar e um pouco tristes por ver afastar-se no tempo a reconciliação sacramental com o Senhor. Apenas nos sentamos e um homem se aproximou pedindo que rezássemos um Pai Nosso e uma Ave Maria por ele, porque estava prestes a cometer suicídio, para que não o fizesse. Não hesitamos. Levantamo-nos e fomos com ele até diante de uma imagem do Senhor Crucificado que ficava ao fundo da Igreja, e ali ele se colocou de joelhos e rezamos, os três juntos, as orações que ele nos pedira. Rezamos ainda um pouco além do que nos fora pedido e aos poucos sua alma se foi acalmando diante do silêncio do Senhor Morto que o confortava e acalentava. Ao fim da oração ele nos falou um pouco das dificuldades que estava enfrentando em sua casa, para as quais não via solução, e nos pediu que o ajudássemos a comprar comida e disse, repetidas vezes, que não queria dinheiro, mas o alimento de que tanto precisava, e que nós, se preferíssemos, poderíamos acompanhá-lo até o mercado. O Amor do Senhor não nos permitiu desconfiar dele e lhe demos o que tínhamos ali. Ele se foi e nunca mais o vimos.

Depois de nos despedirmos dele, sentamo-nos de novo e rezamos, em silêncio, por alguns instantes. O que o Senhor quis permanecesse em nós depois daquele encontro eu trago em meu coração até hoje e jamais será esquecido. Estávamos ainda marcados pela culpa, não tinhamos nos confessado ainda, quando Cristo nos mandou servi-lo naquele homem. Uma Palavra simples do Senhor penetrou meu coração e, ao mesmo tempo em que me consolava, me oprimia e fazia pesar sobre mim a responsabilidade que assumi quando me consagrei a Ele. Diante daquela Palavra não era preciso dizer mais, e agora também não ouso fazê-lo: "Mesmo com panos sujos, Deus sabe limpar".

Um comentário:

  1. Bendito seja Deus, que nos usa assim, mesmo sendo panos tão sujos...
    nao se hesita em nos usar...
    ...sempre!!

    Bendito seja Deus por esse irmão, que o Senhor me concedeu, no mesmo carisma, nos mesmos sentimentos e nos fez assim tão próximos, mesmo tantas vezes tão distantes...
    Irmão que me ensina tanto, mesmo em seu silêncio ou em palavras assim, vindas do meu Senhor!!

    Amo vc...
    Saudades...

    ResponderExcluir