segunda-feira, 19 de maio de 2008

Sem comentários

Acredito que esta tenha sido, durante algum tempo, minha resposta de toda hora, mesmo que às vezes silenciosa. Às vezes, por ignorância, outras por covardia, outras ainda para me dar a oportunidade de ouvir.
Calar pode ser uma virtude, mas pode também se tornar um grande inimigo. Digo isto por experiência própria. A palavra sugere participação, supõe uma certa preocupação com os fatos e circunstâncias de cada dia. É a reação. Porém, o comentário, protagonista destas minhas palavras de hoje, exige percepção, crítica, pensamento. Comentar não é re-descrever, reproduzir, repetir, mas analisar, repensar a realidade. No entanto, comentários não são sempre bem vindos a todos os ouvidos, e às vezes nem mesmo a quem os pronunciou.
Silenciando dou-me a oportunidade de ouvir. É preparação. Diria que esse silêncio é a melhor reação, por que respostas rápidas demais tendem ao erro. Respostas que demoram costumam ensinar mais, a quem responde e a quem é respondido.
Quero fixar a atenção nestes últimos, já que escrevendo aqui torno-me alvo de comentários. O silêncio dos ouvintes (ou leitores, se preferirem) é, por vezes, uma voz estridente que grita que todo o discurso é vão, já que ninguém o escuta. É a primeira tentação de quem fala e escreve, mas aí se apresenta a oportunidade de ser livre no que se faz, especialmente quando se fala de Deus. Não há obrigatoriedade de que seja o semeador quem realizará a colheita. Tudo é vaidade, e esperar o reconhecimento dos homens o é por excelência. O silêncio é a morada do orgulho que não quer correr o risco de ser julgado e condenado pelas palavras que seriam ditas. Por outro lado, quem fala é atacado pela vaidade, que o faz desejar o reconhecimento de quem o escuta. Dois inimigos que não podem ser vencidos pela fuga, mas apenas pela humildade, guarda e guia de quem verdadeiramente ama a Deus sobre todas as coisas.

Um comentário:

  1. Com comentário,

    Migo, eu entendo você as vezes mais do que a mim mesma! hahahaha.. parece até piada mas é sério!! =D
    Acho que pra você o silêncio é a fuga da vaidade e pra mim, que não calo a boca =d, a fuga de estar com Deus, ouvi-LO.. =d
    Acho que tenho medo de no silêncio meu coração fale sem parar com Deus..
    As vezes Deus me assusta.. Pode até parecer absurdo falar isso =d, mas Deus é tão tudo que tenho medo de que a minha "nadice" caia mal.. Pura vaidade neh migo... =(
    Odeeio o silêncio contínuo e vc sabe disso né migo! hahaha.. Tenho medo mesmo é da solidão que sinto no silêncio =( Da solidão que eu mesma me impus ao ficar longe de Deus tanto tempo.. =( Tola é o que eu sou neh! hahaha.. Melhor rir do que chorar! Fico o tempo todo procurando barulho pra não ouvir o que meu coração tah querendo: A PAZ DE DEUS!
    O que eu sei é que só depende de mim.. E eu preciso de mais tempo pra me colocar no lugar, organizar meu interior e voltar! Eu vou voltar! Mas não agora migo.. Agora nem a mim mesma to conseguindo, num sei se você me entende.. Acho que entende ou imagina! ahhahaa..
    Olha eu aqui enchendo seu blogue com minhas insanidades! hahahahaha..
    Migo só quero te mostrar que sinto sua falta; que você me aproxima de Deus pq seu espírito está com ELE e eu sinto isso! =D
    Sua amizade é ... SEM COMENTÁRIOS!!! :P
    Você é um grande homem, um grande amigo e pra Deus (e tmb pros que te amam como eu =D) um TESOURO!! Muito mais valioso que ouro e diamante!!!
    Você meu migoligo faz mta falta na minha vida.. Em meio a falsidade dos homens ao meu redor ainda tenho a esperança de te-lo por perto! Amizade verdadeira é como tesouro de pirata escondido: dificil de acreditar que existe, mas quem sabe se num existe mesmo!
    Deus ilumine sua caminhada migo, e que através de ti a vontade do nosso Senhor transpareça como o sol em um dia após o inverso!!!
    Te desejo muita força, força no Espirito de Deus! Mta fé migo!
    Mesmo longe te garanto que você tah vivo no meu coraçãozimzão!
    Deus nos ilumine e guie!!
    Te amo muito migo!

    Mta saudade,

    ** Lua Magrela **

    ResponderExcluir