sábado, 25 de agosto de 2018

Damas Pobres

Mosteiro de Santa Clara do Deus Trino - Brasília/DF

Elas são pobres, talvez cumprindo o que dissera seu mestre, “pobres sempre os tereis” (Mt 26, 11); sinal profético e tremendo, imitam o mestre que em seu íntimo ouviram, seguraram-no e não o deixam partir (cf. Can 3, 4). Ei-las todas, o corpo sobriamente coberto, só aparecem seus rostos, resplendentes qual luz, marcados qual na promessa final com o selo do Eterno, assim geram o fruto perene do Espírito, “caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gl 5, 22s). Brilham no mundo qual cidade no monte e qual luz sobre a mesa para que todos as vejam! Vivem, porém, escondidas onde todos as podem achar, são de Cristo cativas e delas Cristo é prisioneiro, são suas esposas fiéis, imagens da Igreja, imagens da Virgem das virgens, prudentes, trabalham e rezam, perpétuo pulsar de vida e de graça aos de longe e aos de perto e ao mundo inteiro! Vemo-las silenciosas, risonhas e sérias e em tantos humores são sempre felizes: das dores que segredam no íntimo fazem sementes de flores e em seus rostos reluz a beleza de Cristo!

Ah, doce liberdade! Para elas o mundo é pequeno, as grades que as cercam o fazem menor e de lá elas vêem o resto do mundo atrás dessas grades: tantas prisões, cadeias, correntes, tantos medos e preocupações. Elas, porém, são livres e cuidam só do Senhor, dos seus interesses, dos desejos do Esposo que um dia escolheram - dia feliz! -, que um dia as escolheu para viverem só para Ele!

Não olham a vida de fora, mas a vida do Espírito, a vida melhor! Seu mundo é imenso, é já a eternidade no tempo, sua casa é um recorte do Céu e estão em todas as partes, onde está a Igreja: sem deixarem o claustro, alcançam todos os recantos do mundo, escuros ou claros, buscando a todos os que não conhecem a Cristo ou dele fugiram.

Nada falta ao que Cristo lhes pede, deram-lhe tudo, desposaram o Senhor do universo e a ele se uniram como Ele unira-se a nós, na pobreza, no silêncio, escondidas onde todos o podem achar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário