segunda-feira, 24 de julho de 2006

Senhor, se queres, podes limpar-me

De onde vem tanta dificuldade em fazer as coisas verdadeiramente úteis e tanto empenho e solicitude nas coisas mais cômodas e mais agradáveis. Para quê satisfazer minhas paixões, se delas não tiro proveito algum? Por que amo tanto as coisas temporais e tenho tanta dificuldade em amar as coisas eternas? Como mudar isso meu Deus?

Meu Deus e minha vida, extirpai da alma de teu servo esse mal e levai-me por teus caminhos. Poderia, por acaso, justificar meu pecado dizendo que sou fraco? Minha fraqueza não justifica meu pecado, porque tendo sido apresentadas as armas para vencê-lo, as recusei abertamente. Que posso fazer então, Deus meu, misericórdia minha, senão sofrer na amargura de minha alma todo o mal que fiz contra mim mesmo? Como pude recusar as armas que me garantiam a vitória? Tantas vezes ouvi Tua voz a dizer-me: "Empregai as armas que vos deixo para a vossa defesa, e vencereis certamente" (1), mas não dei ouvidos ao que dizias, mesmo sabendo que era verdade. Preferi minha força, e nela confiei. Sabia que seria derrotado, mas preferi perder sozinho a vencer Contigo. Que grande loucura! Como pude confiar em mim mesmo? Como pude desejar o mal sabendo que era mal? Preferi satisfazer minha vontade pervertida e praticar o mal diante de Teus olhos. Não permitais que eu te rejeite outra vez, meu Senhor. "Não deixeis o meu coração inclinar-se ao mal, para impiamente cometer alguma ação criminosa. Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio" (2).

Mas a Tua Misericórdia me salvou e a tua mão me resgatou. Eis que me levanto do buraco onde estava, e sujo me aproximo de Ti. Não olheis minha indignidade, mas tente pena de mim. "Já não sou digno de ser chamado Teu filho" (3). Eis que arrependido volto a Ti e confesso as minhas faltas. "Senhor, se queres, podes limpar-me." (4) E a isso me respondes: "Eu quero;sê purificado!" (5) Dá-me, Senhor, o Pão da Vida que desceu do Céu, para que eu não pereça, mas tenha a Vida Eterna (6).

"Céus, regozijai-vos, pois o Senhor agiu: Ressoai de alegria, profundezas da terra! Explodi de alegria, ó montanhas! E tu também, floresta, com todas as tuas árvores, porque o Senhor resgatou Jacó, e manifestou sua glória em Israel." (7)


(1) LIGÓRIO, Afonso de. Encarnação, Nascimento e Infância de Jesus Cristo
(2) Sl 140, 4a;Sl 15, 1
(3) Lc 15, 21b
(4) Lc 5, 12c
(5) Lc 15, 13b
(6) cf. Jo 6, 58;Jo 3, 16
(7) Is 44, 23

terça-feira, 18 de julho de 2006

Louvores

Vivo em constante angústia
longe de Ti, a me perder.
Estás sempre ao meu lado
mas não percebo Tua presença.
Vivo distante de Tua graça,
perdido em meus desejos,
pensando encontrar a felicidade em mim mesmo.
Vinde em meu auxílio, dá-me forças
segura-me, guarda-me,
protege-me de mim e viverei.
Viverei para sempre
ao teu lado, serei santo,
teu servo, teu filho, teu amigo.
E irei aonde me enviares,
proclamarei o que mandares
e nunca mais vou me perder,
pois Tua luz iluminará meus caminhos
e Tua mão me levará aonde quiseres,
por caminhos seguros:
mesmo entre espinhos, não me ferirei
nem tropeçarei em pedra alguma,
porque estás comigo para me livrares
e de todo mal me protegeres.
Tu és a minha fortaleza, minha proteção,
não me deixarás entregue à morte.
Criaste-me por amor e por amor manténs-me vivo
e não viveria se não vivesse em Ti,
não existiria se não existisse em Ti.
Tu és minha vida, minha eterna alegria
divina bondade, eterno amor,
sempre cuidas de mim.

terça-feira, 11 de julho de 2006

Quando o erro nos aproxima de Deus...

Pode parecer estranho ou mesmo absurdo esse título, mas é isso mesmo. Às vezes pensamos que o mal somente leva ao mal, mas nem sempre é assim. Acontece isso comigo de vez em quando, sem que eu perceba;meus erros me aproximam de Deus. Não pelo pecado em si, mas por seus efeitos.
Estar com Deus é motivo de grande alegria para o coração humano, mas muitas vezes a fraqueza prevalece sobre os desejos de nossas almas e caímos. Deus nos conhece e sabe que somos fracos, e por isso sempre que caímos nos estende a mão para nos levantar. O erro "serve" para nos alertar;é como se Deus nos dissesse: "cuidado, meu filho, ainda não estás totalmente livre das tuas fraquezas", isso não para nos repreender, para "jogar na nossa cara" que somos fracos, mas para nos oferecer ajuda para que nos levantemos e continuemos caminhando.
Pensar assim me ajuda a não desistir, a não me julgar indigno de buscar a Deus mais uma vez depois de erros terríveis, depois de tanta ingratidão. Nessas ocasiões me lembro que não sou forte, mas muito fraco.
Assim é nosso Deus, infinitamente bom, que tira o bem até do mal, para nos mostrar a todo instante que nos ama e nos quer junto Dele.

sexta-feira, 7 de julho de 2006

Estar com Deus

Estava pensando sobre isso nos últimos dias, mas não cheguei a nenhuma conclusão diferente do que se pensa imediatamente ao ouvir essas palavras, e resolvi levar minha reflexão para o outro lado. Porque o homem "gosta" de viver longe de Deus, se afirma ser muito melhor viver com ele? Será que é suficiente viver apenas com o que temos e somos? O Salmo 15 diz assim: "Viver junto de ti é pleno gozo. Delícia eterna estar à tua destra". Alguns lêem e dizem é lindo, maravilhoso. Será? Durante a copa do mundo é possível perceber o quanto as pessoas se dedicam mais ao que é "mais divertido" deixam missas para assistirem a jogos de futebol. Alguns pensam: "a missa durante a semana não é obrigatória, então não tem problema deixá-la de lado para assistir ao jogo". Se perguntarmos a eles o que pensam daquele trecho do Salmo, certamente teremos como resposta aquilo que escrevi logo após a citação, "é lindo, maravilho". Se é lindo e maravilhoso, porque trocar Jesus por um jogo de futebol? Não só o futebol, mas a novela, o video-game, a internet, o tal orkut. Todas essas e muitas outras coisas não são ruins em si mesmas, mas muitas vezes são "endeusadas" pelos homens e colocadas no centro de suas vidas.
Colocar Jesus no centro, eis o que precisamos fazer para vivermos segundo o exemplo do Cristo, para sermos completamente felizes. Ele É a nossa vida, dele É a nossa vida. Ele nos fez livres para escolhermos viver com Ele ou sem Ele. Sejamos, pois, inteligentes, e escolhamos, com um sim sincero e total, como Maria, viver com Ele.

Olá!

Por algum motivo obscuro (ainda) resolvi começar esse blog pra partilhar com os amigos e irmãos em Cristo um pouco do que vivo e experimento de Deus. Não pretendo apenas partilhar o que vivo, mas também ler das outras pessoas o que pensam sobre o que eu escrevo, para crescermos e nos aproximarmos juntos de Deus. Escrever nunca foi meu passatempo preferido, mas estou aprendendo a jogar sementes nesse terreno, por vezes cheio de espinhos, mas também com terra boa e que produz frutos maravilhosos.
Que Deus abençoe a todos!
Ad Maiorem Dei Gloriam!